Buscar
  • Professor Marcelo

Gestão da Disciplina

Atualmente recebo muitos e-mails de professores falando suas angústias com a falta da disciplina em sala de aula. Este fator é apontado por inúmeros professores com o principal motivo para o stress e desmotivação na profissão.



A disciplina é fundamental para que haja a aprendizagem. Antes de pensar em preparar suas aulas, o educador deve ter fazer uma análise de sua turma e identificar os possíveis motivos que possam levar os alunos a cometer atos de indisciplina. A partir deste ponto, deve elaborar estratégias para organizar o ambiente e torná-lo apto ao processo de ensino-aprendizagem.


Neste momento vamos levantar algumas possibilidades geradoras dos atos de indisciplina pelos educandos.


1- FALTA DE LIMITES

2- HIPERATIVIDADE

3- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

4- AULA MONÓTONAS


Agora vamos pensar como podemos amenizar tais problemas.


O primeiro passo após identificar os fatos geradores é estabelecer estratégias. Conversar com professores dos anos anteriores, gestores e com a turma. Sendo que no primeiro dia de aula, você deve estabelecer as regras básica de convivência. SIM! Em qualquer ambiente devemos ter regras. Algo muito importante é você assumir as regras da instituição que você trabalha, caso não concorde com alguma, sugira e explique os motivos aos gestores. Porém, para os alunos, você jamais deve questionar ou expor suas opiniões sobre elas. Lembre-se! Cada turma tem suas especificidades, problemas que possam ser os geradores. No primeiro dia mantenha-se firme e estabeleça as regras, cumprindo todas a risca.


DICAS QUE VALEM OURO


1- Jamais chame atenção da turma inteira em atos de indisciplina. Identifique o foco, chame a atenção do aluno, perguntando se esta tudo bem e se necessita de alguma ajuda;

2- Se antecipe ao problema. Quando entrar na sala e perceber que algum grupo ou aluno estão agitados, mude eles de lugar neste dia. Falando de forma tranquila que hoje queres o referido aluno mais perto de você;

3- Jamais altere seu tom de voz de forma agressiva. Mantenha o controle (sei que é difícil), olhe nos olhos e utilize as estratégias criadas por você para conter "os focos de incêndio";

4- Planeje bem as suas aulas. Mantenha o aluno conectado o tempo inteiro em suas aulas, uma aula monótona e um aluno desocupado, abriram brechas para a indisciplina.

5- Caminhe pela sala, fale, questione os alunos, sorria, faça que este ambiente seja repleto de paz, alegria e amor.


Espero ter ajudado, para saber mais confira nosso livro Gestão da Sala de Aula, transformando conceitos em ações eficientes. Caso possua alguma especificidade, comente aqui que juntos vamos resolver os possíveis problemas.




#dicasdeblog #educacao #gestaodasaladeaula

#indisciplina #disciplina #pedagogia

9 visualizações